Todas as empresas que são ou possuem um e-commerce em algum momento já se deparam com desafios logísticos. Isso porque, para se manter uma loja online, pensar em logística é um dos pontos mais importantes.
E muitas das vezes, esse desafio se dá por conta dos custos envolvidos nesse setor. Que, se não forem bem planejados, podem sair muito mais altos do que o desejado.
Por isso, é importante entender todos os passos necessários para que a logística não se torne o motivo da sua loja não conseguir oferecer preços mais baixos ou aumentar a lucratividade.
Leia também: Quais as expectativas para as compras online no pós-pandemia?
A etapa mais cara
Para se pensar em redução de custos na logística de um e-commerce, é preciso estar ciente que existe uma etapa do trajeto, que representa muito mais gasto que as demais.
E essa etapa é a last mile, ou última milha. Ou seja, o último trecho do trajeto de entrega, onde a encomenda irá encontrar o comprador. Esse trecho representa algo em torno de 30% a 50% dos gastos com envio.
E um trecho tão significativo não pode ser esquecido. Então, quando for pensar em gastos logísticos, não adianta focar apenas no que acontece no Centro de Distribuição ou nos caminhões nas estradas. É preciso pensar nas tendências da last mile, onde as entregas são feitas.
Soluções para redução de custos logísticos
Como já entendemos que, para se pensar em redução de custos, é preciso pensar na última milha, vamos a algumas formas de reduzir custos desse trecho.
1. Roteirização mais eficiente
Ter um sistema de roteirização é um investimento que pode trazer redução de custos para a logística do seu e-commerce. Isso porque quanto mais inteligente for a rota de entrega, menores são os gastos com combustível, mão de obra e veículos. Isso porque, uma roteirização eficiente traz benefício como:
- redução de custos;
- melhor aproveitamento da frota;
- diminuição do desgaste dos veículos;
- mais entregas feitas em menos tempo.
2. Pontos de retirada
Ter pontos de retirada para as compras (ou out of home delivery) é uma estratégia que não só reduz custos de entrega, como também agrega na satisfação do cliente.
Ter lockers inteligentes, por exemplo, em pontos estratégicos da cidade, para que o cliente tenha a opção de retirada, faz com que os custos com last mile sejam drasticamente reduzidos. Já que o entregador não precisará ir até o endereço do cliente, podendo efetuar várias entregas de uma vez.
3. Entregas compartilhadas
A economia compartilhada já é uma realidade no mercado. Empresas como Uber e Airbnb são grandes exemplos de sucesso dessa modalidade.
E é claro, que essa opção já existe na logística. Com as entregas compartilhadas, também conhecidas como Crowdshipping, onde qualquer pessoa pode fazer entregas com seu próprio veículo ou até mesmo a pé ou usando o transporte público.
Entenda mais sobre essa modalidade: Crowdshipping: o que é e quais as principais vantagens.
4. Transit point
Transit point é uma solução logística criada especialmente para redução de custos, tempo e impactos ambientais da last mile.
Nessa solução, mini hubs logísticos ficam em locais estratégicos, mais próximos do cliente do que o Centro de Distribuição. Dessa forma, é possível fazer entregas mais rápidas, pois os caminhões de entrega só precisam ir até essa parte do trajeto e deixar as encomendas daquela região.
Após isso, a parte final da entrega pode ser feita por modais mais econômicos e menos poluentes, como bicicletas, por exemplo.
Conheça as opções
Estar atento ao que o mercado apresenta de novo é sempre um grande segredo para o sucesso. Quando falamos sobre logística para e-commerce, é certo que novas tecnologias e estratégias estão sempre surgindo.
Vimos aqui que, para reduzir custos é preciso conhecer as opções de entrega que têm surgido para solucionar os desafios logísticos do e-commerce.
Gostou das dicas e precisa reduzir custos na logística do seu e-commerce? Fale com a handover e saiba mais!