Nos últimos anos, o setor de logística foi marcado por investimentos em tecnologia e pela aceleração da transformação digital nas operações. À medida que o comportamento do consumidor online amadurece e a jornada se torna cada vez mais híbrida, aumenta a demanda por entregas cada vez mais flexíveis, ágeis e convenientes.
Podemos perceber isso em dados, de acordo com um relatório da CapGemini, 55% dos consumidores mudariam de loja se ela oferecesse um serviço de entrega mais rápido.
Hoje podemos dizer que a logística se tornou uma peça chave quando falamos sobre melhorar experiência de compra. Por isso, vamos analisar as tecnologias e tendências para 2023 e o que as empresas precisam estar atentas para se sair bem no cenário altamente competitivo do ano que vem.
Aprendendo com o passado na logística
Nos últimos anos vimos acontecer muitas coisas que mudaram completamente a forma como acontecia o mundo. E isso impactou também a forma como se faz logística.
Por isso, é necessário entender o que aconteceu nos últimos anos e o impacto que os eventos, sejam mundiais ou nacionais, políticos ou de saúde pública. Para que dessa forma, seja possível olhar para o futuro e fazer novas projeções.
Leia também: 4 segredos para otimização logística que ninguém te conta!
Tecnologia para prevenção de erros na last mile
Entendendo sobre o os cenários passados, é importante ter a tecnologia como aliada para prevenir que os mesmos erros e problemas aconteçam nos próximos anos.
Para isso, tecnologias de análise de dados e projeções podem ser muito úteis para quem trabalha com logística.
Além disso, falando em prevenção, investir em tecnologias de cibersegurança também é um passo a ser pensado para 2023. Nos últimos anos vimos muitos ataques acontecendo, até mesmo a grandes lojistas. E a tendência é que esses ataques estejam cada vez mais recorrentes e complexos.
As novas tecnologias para last mile
Mas nem só de lições dolorosas os últimos anos foram compostos. Muitas tecnologias de otimização surgiram e foram aprimoradas nesses anos, que podemos levar como aposta para o próximo ano.
Tecnologias para flexibilidade e velocidade nas entregas
As projeções dos especialistas logísticos é que os clientes fiquem cada vez mais exigentes com relação à flexibilização e adaptação de horários e formas de entrega.
Por isso, a dica é buscar opções de tecnologias e soluções que permitam oferecer essa flexibilidade para os clientes. Isto é, tecnologias de PUDOs (pick up and drop off points), por exemplo. Ou seja, oferecer locais onde o cliente pode retirar o seu produto no momento que for mais conveniente para ele.
Tecnologias rastreamento de entregas
A rastreabilidade das entregas é um dos principais investimentos que os gestores logísticos dos Estados Unidos e Europa irão fazer.
Isso porque essa tecnologia beneficia tanto a empresa quanto o consumidor. Pois através dela, o monitoramento, cálculo de rotas e prevenção de falhas fica muito mais assertivo.
E para o cliente, essa tecnologia permite que ele saiba onde está sua encomenda, se o prazo prometido será cumprido e dá a segurança de acompanhar de perto o status do seu produto.
Além dessas dicas e tecnologias que trouxemos aqui, você pode conferir o que os especialistas estão projetando para a otimização da last mile para os próximos anos aqui: Conheça as novas apostas dos especialistas em logística.