Muito se fala sobre otimização logística e otimização de entregas, mas muitas vezes as dicas, opções de tecnologias e soluções não fazem sentido para todos os negócios.
Por isso, trouxemos aqui alguns segredos e dicas que podem fazer toda a diferença na hora de pensar em otimização logística. Continue a leitura e confira!
1. Nem sempre é sobre velocidade
Quase todo lugar onde se fala de entregas otimizadas, as dicas são a respeito de velocidade. Promessas de como fazer o same day delivery, ou pelo menos entregar no menor tempo possível.
E é claro, entregar rápido no mundo de hoje é muito importante. Mas não é tudo. Um estudo realizado pela Capgemini Research Institute revelou que cerca de 73% dos consumidores preferem a entrega feita em um horário conveniente a entrega rápida.
Entenda mais em: Entregas ultrarrápidas: essa estratégia se manterá viável?
2. Existem novas opções o tempo todo
Com novas startups nascendo o tempo todo e ideais espalhadas por toda a internet, formas de otimização e novas tecnologias é o que não falta.
Por isso, além de escutar os grandes especialistas e entender o que os grandes players do mercado têm feito, é importante se atualizar por outros meios.
Tenha curiosidade. Acesse blogs, se inscreva em newletters, veja posts no LinkedIn de empresas de inovação e tecnologia. Esses locais são campos vastos, cheios de oportunidades de conhecimento e aprendizado sobre novas ferramentas.
3. É possível otimizar as entregas com redução de custos
Quando falamos de otimização logística, um dos primeiros pensamentos que vem à cabeça é custo.
Isso porque estamos acostumados a ver inúmeras ferramentas e tecnologias que custam muito caro e, por muitas vezes, não fazem sentido para o momento que sua empresa está.
Por isso, se atente a soluções que, além de otimizar, tenham a possibilidade de reduzir custos. Dessa forma os “gastos” com a otimização podem acabar sendo pagos pela própria redução de custos que a ferramenta oferece.
Algumas soluções que otimizam a last mile, têm esse potencial. Porque é o trecho mais caro de todo o trajeto de uma entrega. Então, quando você reduz os problemas desse trecho, encurtando e otimizando as rotas, a probabilidade de reduzir custos é grande.
4. Conheça a necessidade dos seus clientes
E por último, mas não menos importante, é necessário olhar para o que os clientes do seu negócio precisam. Conhecer o seu público é o passo número um para agradá-lo.
Não adianta ouvir todos os gurus da internet e os mestres de logística, se você não conhece as necessidades dos seus clientes.
Muitas vezes você está focado em velocidade de entrega ou preço, mas seus clientes estão prezando por uma experiência mais completa, ou vice-versa.
Então, faça pesquisas, recolha feedbacks, invista em um bom CS para saber se o que você está entregando, além de bom, está atendendo às expectativas dos clientes.
Dica bônus de otimização da logística
Você já conhece a aplicação dos lockers inteligentes na logística?
As soluções que os lockers na logística trazem são inúmeras. Algumas delas são:
- Recebimento em horários definidos pelo cliente
- Redução de custos na logística
- Encurtamento e otimização de rotas
- Otimização e redução de tempo de entrega
- Entregas mais sustentáveis
E quando falamos de otimização logística com lockers inteligentes, não dá para não pensar na handover.
A handover trabalha com soluções como transit point, click & collect, cross docking. Além disso, existe a possibilidade de criar, junto com o time de especialistas, uma solução pensada especialmente para a necessidade da logística do seu negócio.