A tecnologia recentemente proporcionou duas grandes mudanças no contexto condominial: o acelerado aumento de compras online e o fortalecimento da tendência de portarias remotas e virtuais.
Ambas as mudanças certamente vieram para ficar, mas qual é a relação entre elas e por quê esses dois tópicos juntos podem ser um desafio? Aqui você vai entender esse porquê e como superar esse desafio.
O desafio da portaria remota
Levando em consideração que o número de recebimento de encomendas e delivery chegou a crescer 187%, podemos imaginar que surgiu a demanda de uma otimização na portaria. Nesse cenário, o ideal seria inclusive aumentar o quadro de funcionários dedicados à portaria.
Mas com as portarias remotas, o que acontece em geral é o oposto. Uma redução de funcionários dedicados a portaria presencialmente. O que veio para ser uma solução, trazendo mais segurança e praticidade para a portaria, acaba trazendo também um desafio, o recebimento de encomendas e delivery.
Pensando em delivery de alimentos, por exemplo, os moradores pedem e recebem estando em casa. Então o entregador pode interfonar diretamente para o morador ou para a portaria remota, que avisará o morador. Dessa forma, o morador pode se dirigir à portaria e receber.
Mas quando pensamos em entregas de compras online, mesmo as que possuem rastreamento e acompanhamento do pedido, nem sempre é possível ter alguém em casa para receber essa encomenda.
Em portarias presenciais, apesar de não ser a opção mais segura e prática, a pessoa responsável pela portaria pode receber essa encomenda e entregá-la depois para o morador. Porém, no caso de portarias remotas, isso já não é possível.
O que pode gerar um grande transtorno, para a loja, para o morador e, consequentemente, para a administração do condomínio que certamente terá que lidar com reclamações dos moradores.
Esclarecido o desafio entre as compras online e a portaria eletrônica, precisamos analisar agora possíveis formas de enfrentá-lo.
Alguns condomínios optam por dar essa tarefa para o zelador do prédio, porém, essa opção não é a ideal. Já que o zelador não estará na portaria o todo o tempo, podendo perder o timing da entrega e também por configurar desvio de função, considerando que essa função não faz parte das atribuições do zelador.
Outra solução, mais prática e eficaz, é ter um local de armazenamento automatizado. Onde o entregador pode depositar a encomenda e o morador retira quando for mais conveniente.
Leia também: 3 principais erros cometidos nas portarias de condomínios
A solução através de caixa postal inteligente
Essa solução é a caixa postal inteligente. Onde, através de lockers inteligentes, é possível fazer entregas assíncronas, ou seja, quem entrega e quem recebe não precisam estar no mesmo lugar ao mesmo tempo.
A caixa postal inteligente pode ficar na eclusa, ou clausura, onde o entregador pode fazer a entrega sem precisar de contato com ninguém, apenas com a autorização da portaria para a entrada.
Como funciona a caixa postal inteligente handover
Como o nome já diz, a solução da handover é um sistema inteligente que usa tecnologia para fazer entregas com mais praticidade e segurança. O passo a passo das entregas é bastante simples, e funciona assim:
- O entregador digita o número do apartamento e insere o nome do morador
- Escolhe o compartimento de tamanho mais adequado e deposita a encomenda
- Fecha a porta e automaticamente uma mensagem é enviada ao morador
- O morador usa o QR Code ou senha que recebeu por mensagem e abre a porta exata
Por ser um código exclusivo, o morador tem total segurança e privacidade para receber suas encomendas e a garantia de que não haverá erros na hora da entrega.
Dessa forma, é possível ter os benefícios de uma portaria remota, fazendo o trabalho de segurança, monitoramento e controle de entrada e saída. E também sem se preocupar com entregas e sem precisar de funcionários dedicados a essa função.
Seu condomínio tem portaria remota ou está pensando em adotar essa tecnologia? Fale com a gente e leve a solução para o desafio das entregas!