Skip to main content

Uma das muitas funções do síndico é a resolução de conflitos e de reclamações dos moradores. E se você trabalha com administração condominial já deve ter ouvido todo tipo de reclamação que se possa imaginar.

Muitas dessas reclamações são por motivos pessoais e não são de responsabilidade do síndico. Mas existem muitas reclamações legítimas e que precisam ser ouvidas e resolvidas.

Os motivos de reclamação dos moradores são inúmeros, mas alguns deles são mais recorrentes como:

E como síndico ou administradora de condomínio é preciso ter muito jogo de cintura para lidar com tudo isso. Vamos a algumas dicas de como atender a essas reclamações.

Comunicação

A comunicação é a chave do sucesso para toda relação interpessoal independente de que tipo ela seja. E é claro que ela também se aplica na relação síndico-morador.

É importante sempre ouvir o que os moradores têm a dizer e estar atento. Muitas vezes, apenas ouvindo os moradores, você pode perceber uma reclamação em comum entre muitos moradores.

Muitas vezes essas reclamações podem ser simples de se resolver, apenas com conversa ou um baixo investimento. E dessa forma, você pode solucionar um problema de vários moradores ao mesmo tempo, de forma simples, apenas ouvindo o que eles têm a dizer.

Tecnologia

Em algumas situações, como segurança, organização ou recebimento de encomendas, apenas o diálogo pode não resolver toda a questão. Nesses casos é necessário pensar além, pensar em soluções físicas (ou hoje em dia, virtuais também).

Antigamente para aumentar a segurança era necessário se pensar em aumentar o quadro de funcionários ou fazer obras para modificar o empreendimento. Hoje em dia isso já não é mais necessário. 

Existem várias tecnologias que permitem esse aumento na segurança. Como portarias eletrônicas, o uso de câmeras ou até mesmo fechaduras mais tecnológicas.

Organização

A organização pode ser a solução para muitas reclamações de moradores também. Muitos problemas com obras, falta de comunicação e até mesmo com entregas podem ser solucionados apenas com organização.

Aqui estamos falando tanto de uma organização de tempo e comunicação, como uma organização física. 

É importante que a agenda do condomínio esteja sempre muito clara para todos os moradores e que faça sentido para a maioria. Por exemplo, agendar uma reforma no playground em período de férias escolares pode gerar muitas reclamações, e com razão.

Já para a organização física, deve-se pensar principalmente na portaria que é a primeira impressão do condomínio. Uma portaria bagunçada, cheia de encomendas, com um porteiro exercendo diversas funções, pode ser o estopim para várias reclamações de moradores.

Leia também: 3 principais erros cometidos nas portarias de condomínios 

Por isso, é importante pensar em alternativas que possam facilitar esse trabalho do porteiro e melhorar esse armazenamento na portaria. Como ter um lugar dedicado para as encomendas, por exemplo.

Seja um síndico e administrador atento

Sendo assim, é indispensável para síndicos e administradoras estarem sempre atentos. Tanto ao que os moradores têm a dizer, quanto sobre novas soluções que o mercado oferece para melhorar o bem-estar de moradores de condomínios.

A caixa postal inteligente proporciona organização, tecnologia e praticidade para o recebimento de encomendas do condomínio. Conheça a handover e reduza a reclamação de moradores do seu condomínio!