Solução de smart lockers HandOver para logística de e-commerces

redução de custos logísticos

A HandOver tem conquistado cada vez mais espaço como uma empresa que traz soluções específicas para o setor logístico, desenvolvendo smart lockers voltados a cross docking e clique retire.

Com armários inteligentes, otimizamos a logística brasileira (principalmente) na etapa last mile. Para isso, usamos recursos de omnichannel,  geramos eficiência operacional e reduzimos custos para o e-commerce e transportadoras. Esses atributos são entregues a partir de tecnologias únicas da HandOver, e aplicados a diferentes modalidades de uso para nossos lockers. Assim, a empresa traz soluções inovadoras para os mais diversos modelos de negócio.

Leia também: Como melhorar a logística do seu e-commerce

Veja a seguir alguns exemplos de uso para os smart lockers da HandOver: 

Categorias de soluções usando smart lockers

Clique e Retire (Pick-up point)

Nessa modalidade, o cliente final do e-commerce pode retirar sua compra no armário mais próximo a ele. 

Essa alternativa é muito interessante para aqueles que têm pouca disponibilidade em seu dia a dia, e não conseguem receber o entregador em casa ou retirar o produto na loja em horário comercial. Para esses consumidores, é um grande diferencial ter entre as opções de entrega, a possibilidade de escolher a melhor data e horário para a retirada de produtos. Sendo assim, oferecer lockers, disponíveis 24 horas por dia ao cliente, pode influenciar diretamente na decisão de compra.

Enquanto isso, para o varejista há a redução de custos.  A retirada em armários soluciona ocorrências em que o entregador não encontra o cliente em  casa, e também elimina uma das etapas de entrega. Tudo isso se traduz em fretes mais baratos.

Transit Point e Cross Docking

No Brasil, a HandOver é empresa pioneira no uso de armários inteligentes como intermediária na operação last mile.

De acordo com estudo da Fundação Dom Cabral, estima-se que cerca de 30% dos custos logísticos se devem ao last mile (processo que envolve manuseio de produtos para levá-los do centro de distribuição até o destino). Conforme a pesquisa, todas as etapas envolvidas podem trazer alto custo, principalmente com as frequentes incidências e atrasos entre elas, que geram mais prejuízos. 

Pensando nisso, chegamos a solução de diminuir o número de etapas do last mile, posicionando os smart lockers como pontos de distribuição para cross docking Dessa forma, os armários recebem a mercadoria dos centros de distribuição, e armazenam-na, até que seja retirada por entregadores que a levarão  ao consumidor final.

Para gestores que ainda não adotam o modelo cross docking(link) em sua logística de entrega pela complexidade e custo das opções tradicionais para implementá-lo, a HandOver é uma boa alternativa. Seu serviço tecnológico e simplificado para gerenciar o cross docking ao redor de armários compactos, torna o investimento no modelo viável. Por consequência, mais empresas são capazes de expandir seus negócios.

Logística Reversa

À medida que o público passa a confiar mais em compras onlines, o volume de vendas de e-commerces aumenta, assim como os pedidos de troca e devolução. Seja por defeitos, ou até mesmo por arrependimento (caso em que o comprador não pode avaliar o produto em mãos e recebe algo que não atende suas expectativas), o consumidor tem o direito de pedir pela troca do item. 

Assim, todo comerciante deve estar preparado para fazer essa logística reversa. Um mau planejamento pode, além de gerar custos desnecessários à empresa, descontentar o cliente com um processo longo, e no final, uma experiência de aquisição do que realmente deseja, mais demorada. Portanto, muitas empresas investem fortemente no aprimoramento desse procedimento, mantendo sua credibilidade e a fidelidade de sua base de clientes.

Conforme a boa performance do mercado, ter uma logística reversa eficiente é um requisito, e uma solução inovadora para alcançá-lo são os lockers. Esses equipamentos podem substituir os Correios ou lojas como pontos de devolução. Desse modo, evita-se que o consumidor se desloque por longas distâncias, enfrente filas, ou entre em contato com outras pessoas.

Além disso, o varejista tem a praticidade de recolher vários produtos retornados em um só lugar. 

Saiba mais: Como implementar a operação de logística reversa no seu negócio

Produto HandOver como solução tecnológica 

Inteligência Artificial

A partir de dados sobre as vendas de uma empresa, é possível identificar padrões, entendendo as regiões com maior demanda, e os produtos mais requisitados. A partir disso, nosso software, com o auxílio da inteligência artificial, faz cálculos e previsões sobre os locais ideais para posicionar os lockers. Esse recurso garante a maximização dos resultados de logística e de venda.

Plataforma de gestão 

Para acompanhar em tempo real o uso dos armários (quem acessa, horário, tempo de armazenagem), criamos uma plataforma de gestão com todas as informações necessárias. A partir dela, é possível acessar o histórico de uso, e principalmente analisar as tendências de uso e os resultados que esse equipamento está gerando à empresa.   

HandOver
HandOver

Viemos para melhorar a logística nas cidades e a mobilidade urbana das pessoas através da transformação do velho guarda-volumes de chaves em um ecossistema de guarda-volumes inteligentes.

There are 3 comments
  1. Avatar
    Carolina Cruz

    Olá, trabalhamos com projetos logísticos e gostamos muito do conteúdo do blog. Gostaria do contato de vocês, qual email para contato? Obrigada!

    • HandOver
      HandOver

      Olá, Carolina. Obrigado pelo seu feedback. Nossa equipe entrará em contato com você em breve e o nosso e-mail para contato é o: diga@oihandover.com

  2. […] Saiba mais: Veja como a HandOver auxilia e-commerces na redução dos custos logísticos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×