Os desafios de criar uma startup e empreender no Brasil

desafios para abrir uma startup

Os desafios para abrir uma startup no Brasil são muitos, mas também há uma infinidade de possibilidades no setor dos negócios. Acompanhe os desafios e vantagens de fazer esse tipo de investimento e veja como empresa de logística, como a startup HandOver, pode ajudar!

Saiba mais: Como as startups estão revolucionando o mercado

Os principais desafios para abrir uma startup

1- Burocracia e tempo de espera

Toda startup tem início em alguma ideia ou “insight”, mas até que comece a funcionar, demanda uma imensidade de processos, que os empreendedores são obrigados a cumprir, caso contrário irão trabalhar ilegalmente.

2- Lidar com a pressão do mercado

Toda empresa, em seus primeiros passos, precisa lidar com vários tipos de pressão do mercado, seja para tirar o foco de um produto ou para baixar o preço ao máximo (o que pode levar à falência do negócio).

3- Carga tributária

O regime tributário brasileiro é sempre alvo de muitas discussões por ser extremamente agressivo. Uma startup que não tem muito faturamento inicial acaba tendo que lidar com tributos sem nem possuir caixa.

4- Abrir conta no banco

Até mesmo abrir uma conta bancária pode ser desafiador para o empreendedor. Sem produtos de capital de giro, nem sempre é fácil ter uma conta corporativa.

5- Taxas e juros altos ao contratar crédito

Os juros e taxas da concessão de crédito estão entre os grandes obstáculos na hora de abrir uma startup, já que nem sempre é possível financiar a própria empresa só com o capital disponível.

6- Questões corporativas obrigatórias

As startups possuem um conceito muito inovador, com políticas mais visionárias, ambiente leve e descontraído, bem diferente das empresas tradicionais.

Por outro lado, elas precisam, obrigatoriamente, se portar frente ao Fisco em questões de gerência e questões administrativas, o que pode ser bem complexo para os empreendedores.

7- Disputas com grandes corporações

Uma startup que se lança no mercado, e tem um público-alvo bem definido, precisa disputar essa fatia de consumidores com empresas que já estão no ramo há muito tempo e possuem sua própria clientela conquistada.

Saiba mais: Entenda a diferença entre uma startup e uma pequena empresa

Oportunidades para quem quer abrir uma startup

Os maiores especialistas do ramo veem as startups como um tipo de empreendedorismo de oportunidade, já que esse tipo de empresa busca se identificar com um mercado e investir nele.

Ou seja, antes mesmo de se lançar no mercado, a startup estuda seu público alvo, reúne um capital inicial e forma a equipe. Tendo esses três pilares resolvidos, as chances do negócio crescer e prosperar é muito grande.

É importante, também, destacar que o mercado está se tornando cada vez mais diversificado, e a cada dia há novas possibilidades de nichos surgindo.

Cabe ao próprio empreendedor estudar o máximo possível sobre qual o melhor nicho dentro do leque de opções, e como encontrar uma oportunidade singular de negócio.

Como startup HandOver pode ajudar com questões de logística

O ambiente de uma empresa é pautado em formas de melhorar a logística do negócio, e a startup HandOver surgiu para possibilitar uma maior facilidade de entregas, retiradas e trocas de produtos.

Dessa forma, a HandOver ajuda pequenos investidores a lidarem com o sistema de entrega de seus produtos de forma mais econômica e eficiente, assim como dá aos clientes a oportunidade de retirar as encomendas em local e horário mais adequados.

A startup HandOver é uma empresa de logística com lockers inteligentes, tendo sua sede em São Paulo, e está sendo acelerada pela Hards, 1° aceleradora de Hardware e Software do Brasil, onde mantém parte do seu time de tecnologia. Navegue pelo site para obter maiores informações e saber como a HandOver pode te ajudar a abrir uma Startup.

HandOver
HandOver

Viemos para melhorar a logística nas cidades e a mobilidade urbana das pessoas através da transformação do velho guarda-volumes de chaves em um ecossistema de guarda-volumes inteligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×