Entenda a diferença entre startup e pequena empresa

“Entenda a diferença entre startup e pequena empresa

Startups são comumente confundidas com pequenas empresas, mas existem diferenças latentes entre os dois conceitos. Saiba mais sobre o assunto e conheça as vantagens da Startup HandOver.

O conceito de startup nasceu na década de 1990, nos Estados Unidos. Com o passar do tempo e a popularização do termo na internet, surgiram dúvidas quanto às principais características desse tipo de negócio.

Muitas pessoas confundem os ideais da startup com os de uma pequena empresa. Por isso é importante, neste primeiro momento, compreender o que caracteriza uma startup.

Saiba mais: Como as startups estão revolucionando o mercado.

Características de uma startup

Toda startup é:

  • Inovadora: Uma empresa que visa crescer muito rápido ao propor ideais diferenciados como solução para possíveis questões e demandas do mercado;
  • Escalável: Produção e entrega em grande escala, visando retorno rápido;
  • Multiplicável: Facilmente replicável para acesso de vários clientes (como através de um aplicativo, por exemplo);
  • Atual: Sempre gera algo novo, que fuja do tradicional;
  • Incerta: Oferece riscos por ser um mercado pouco explorado. Por conta desse cenário incerto, as startups precisam de mudanças rápidas para se adequarem.

Mas afinal, qual a diferença entre startup e Pequena Empresa?

A principal diferença entre ambos os tipos de negócio está no fato de que uma empresa pequena já tem seus principais objetivos pautados desde o princípio, no sentido de se guiar por eles a longo prazo, enquanto startups estão o tempo todo se remodelando para que o crescimento seja exponencial.

Startups não caem na “mesmice”

Um negócio pode ser considerado uma startup quando visa oferecer produtos e serviços que tenham uma utilidade diferenciada para os clientes. As startups estão sempre inovando na forma como lidam com as demandas dos consumidores e com a resolução de problemas.

Startups se multiplicam internamente

As startups contam com a possibilidade de sempre expandir o número de clientes, fornecedores e faturamento, preferencialmente de maneira bem acelerada, e sem que os custos precisem aumentar na mesma proporção.

O que mais motiva essas características é o fato de que as startups conseguem elaborar formas de aumentar a tecnologia do negócio. Esses processos são bem pensados, testados, implementados e, se tiverem sucesso, podem ser expandidos com facilidade, sem detrimento de qualidade.

Têm a capacidade de obter mais investimentos

As empresas startups precisam investir fortemente de tempos em tempos, seja para escalar, crescer ou conquistar novos mercados, a médio e longo prazo.

Para captar mais investimentos, a startup precisa estar oficializada, ou seja, deve contar com uma equipe de pessoas capacitadas a integrarem o time e também possuir um CNPJ.

Ter CNPJ é uma obrigatoriedade para que a startup possa receber investimentos de terceiros.

Podem operar em grandes mercados

As startups costumam atuar em grandes mercados, já que a meta é crescer e alcançar os concorrentes que possuem mais clientes.

Se tudo der certo, a startup se tornará uma empresa grande em pouco tempo. O leque de possibilidades fornecido pelo mercado permite o crescimento exponencial.

Startup HandOver ajuda empresas a aumentarem as vendas

Os lockers inteligentes da HandOver têm, como principal objetivo, garantir acesso aos produtos vendidos pela loja com maior facilidade, comodidade e segurança. Assim, clientes e gestores só têm a ganhar.

A HandOver é uma Startup que nasceu para ajudar lojas físicas e e-commerces, sejam grandes ou pequenos comerciantes, a lidarem com a questão de entrega e retirada de produtos de forma otimizada, movimentando a economia em geral.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a startup HandOver.

Gostou do nosso post sobre diferença entre startup e pequena empresa? Deixe seu comentário abaixo.

Artigo produzido por HandOver
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×