Como o Cross Docking pode ser implementado no E-commerce

cross docking no e-commerce

O cross docking no e-commerce pode ser implementado visando um cenário de crescimento mais favorável. Saiba como!

Com um mercado cada vez mais competitivo, aumenta também a necessidade de otimizar os lucros e garantir a satisfação dos clientes. O cross docking é um modelo que tem conquistado cada vez mais espaço no e-commerce.

Leia também: Como melhorar a logística do seu e-commerce

O que é e como funciona o Cross Docking no E-commerce?

O cross docking é um sistema de logística que tem como principal objetivo tornar o processo de entrega de produtos mais eficiente, trazendo benefícios para os varejistas e clientes, além de diminuir os custos com armazenamento.

Se trata de uma tendência que se desenvolveu naturalmente. Isso porque, quanto mais o e-commerce cresce, mais tende a se tornar amplamente acessível e democrático. Em contrapartida, muitos varejistas ainda não conseguem expandir seus negócios justamente por contarem com espaço físico limitado. O cross docking no E-commerce nasceu para lidar com essa questão.

Como funciona

O sistema cross docking no e-commerce parte do princípio de que a divisão de tarefas deve acontecer de forma mais assertiva. Dessa forma, o varejista não precisa lidar com a estocagem de produtos, estratégias de venda e entrega das mercadorias ao mesmo tempo. A maior parte do trabalho de logística fica por conta de centros de distribuição que trabalham em conjunto com o fornecedor.

Pelo cross docking, o empreendedor opera na parte de força das vendas, criando uma plataforma que servirá de loja virtual para os produtos, traçando ações de marketing e realizando as vendas.
Após ter a venda fechada, toda a logística de entrega fica por conta do cross docking, via fornecedores e centros de distribuição.

Vantagens do Cross Docking no E-commerce

O modelo de logística cross docking no e-commerce traz diversas vantagens. Além de diminuir as chances de produtos ficarem parados no estoque (já que é o próprio fornecedor que envia o item que já foi vendido), a operação como um todo reduz os custos com logística.

O espaço que é preciso para montar a loja também diminui consideravelmente, já que não é preciso armazenar todos os produtos. Além disso há mais rotatividade de estoque.

Outra vantagem destacável diz respeito à maior segurança que o cross docking oferece, já que o lojista é responsável pela entrega das mercadorias aos clientes, e por isso tem maior controle e garante a segurança nesse serviço.

Leia também: Aumente o faturamento do seu e-commerce com pontos de retirada através dos lockers da HandOver

Como implementar o Cross Docking no E-commerce com auxílio da HandOver

A HandOver é uma Startup de logística que ajuda a implementar cross docking no e-commerce. Por meio de lockers inteligentes, a operação de entrega e retirada de mercadorias funciona perfeitamente.

A equipe da HandOver é altamente preparada para lidar com imprevistos e dúvidas que podem surgir por parte dos clientes. A HandOver também realiza testes frequentes por meio do feedback dos clientes, buscando sempre alternativas para melhorar o sistema com o passar do tempo.

Navegue pelo site para saber mais sobre o serviço de cross docking no e-commerce realizado pela HandOver.

Artigo produzido por HandOver
HandOver
HandOver

Viemos para melhorar a logística nas cidades e a mobilidade urbana das pessoas através da transformação do velho guarda-volumes de chaves em um ecossistema de guarda-volumes inteligentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×